Todos os meses, tenho que fazer uma leitura para enviar para a faculdade. O livro que estou lendo é “Liderança para um novo século” da Editora Descoberta. Ele contém uma série de estudos (Sete, no total) de diferentes autores, nacionais e internacionais e fala sobre vários aspectos de uma liderança promissora e da que fracassa. Tem sido um prazer ler este livro, pois tenho aprendido muito sobre mim mesmo, além de me identificar mais como líder.

Uma das coisas que descobri lendo este livro é que nem todos somos chamados para liderar! UAU! É isso mesmo! “Nem todas as pessoas são chamadas para o exercício da liderança, todavia, todas essas pessoas devem estar a serviço da obra de Deus e precisam colocar seus dons e talentos na construção do reino de Deus”, diz Antônio Carlos Barro. O que entendo sobre esta afirmativa é que mesmo se você não é chamado por Deus para liderar, deve estar disponível, caso seja necessário que lidere! Já pensou nisso? Você estaria preparado para substituir um líder de sua Igreja?

Isso é algo a ser pensado! Mesmo que você ainda não tenha sido chamado para liderar, deve preparar-se como se fosse um líder vocacionado para estar à frente de um grande propósito de Deus. Mesmo que Deus nunca te chame para liderar, esteja preparado para ser um líder em potencial. Saiba que muitos nascem com qualidades para a liderança, mas essa arte precisa ser aperfeiçoada através de estudos e também da prática dela.

É importante ressaltar aqui que uma liderança bem sucedida não está relacionada à fama ou a reconhecimentos humanos. Quem sabe, o ministério para o qual Deus te chamou diz respeito a uma árdua peregrinação de sofrimento e dor para gerar um tempo de conquistas que será vivido pelo povo enquanto outro líder for levantado em seu lugar (Lembrei de Moisés). Isso, porque o líder não é o foco! O foco é o propósito final para o qual Deus quer que o líder conduza o povo. Se pensava que liderar é estar em lugar de destaque e glamour, esqueça!

Diante disso tudo, o que importa é que os bons frutos precisam aparecer, e estar prontos para serem comidos pelos famintos, fortalecendo-os e inspirando-os para que o povo seja participante dos propósitos de Deus, e caminhe como ovelhas que têm um pastor. Mesmo que sua liderança seja caracterizada por alguns, ou vários, momentos difíceis, saiba que são eles que te levam de volta para a total dependência de Deus. Foi Ele quem te chamou, e é Ele o maior interessado no propósito final da sua liderança!

O principal é nunca perder o foco! Continue olhando para Cristo e seguindo a Ele, o resto, o Senhor mesmo fará!

Deu pra ver que em apenas um dia de leitura já aprendi bastante! É impossível uma liderança não crescer se focalizarmos o propósito ao invés de nós mesmos! Isso é fundamental! Espero que tenham gostado, e que usem essas instruções fundamentadas na Palavra para estar prontos para todo chamado do Senhor!

Vamos crescendo e caminhando para a Glória de Deus!

Forte abraço em todos!
Ficaria feliz se comentassem! Hehe =P
Abração!
Douglas =]

Anúncios